Negociação é uma das habilidades necessárias, seguindo o World Economic Forum, para o profissional que deseja ter sucesso em 2020.

Negociação é a habilidade de conversar para se chegar a uma situação ganha-ganha. É a capacidade de reunir pessoas para reconciliar as diferenças. A negociação é a resolução de conflitos através do diálogo.

Como sabemos, os conflitos no ambiente de trabalho são completamente naturais e fazem parte da realidade de qualquer negócio.

Geralmente as causas dos conflitos são:

  • Competição por recursos limitados;
  • Choque de valores e culturas diferentes;
  • Mudanças que geram medo e desconfiança.

Focando apenas no último item da lista, sabemos que a Industria 4.0 está trazendo contínuas e profundas mudanças nos meios organizacionais. O uso de inteligência artificial e robôs está automatizando muitas das atividades profissionais.

Isso está colocando em crise muitos dos paradigmas gerenciais tradicionais. Atividades profissionais estão desaparecendo ou se transformando profundamente. E novos empregos, ainda desconhecidos, irão sugir.

O ser humano não gosta de mudar, porém este mundo VUCA (volátil, incerto, complexo, ambíguo) em que vivemos, a mudança constante é a palavra de ordem.

Não saber o que vai acontecer gera medo, desconfiança e incertezas. Com isso, muitos conflitos entre os colaboradores da empresa tendem a surgir. E eles devem ser resolvidos de maneira precisa para que não causem prejuízos para a organização.

Hoje a tecnologia está substituindo a mão de obra humana em atividades rotineiras, físicas e, em algumas situações, atividades intelectuais. Mas a tecnologia também está ajudando a ampliar a percepção humana e o talento das pessoas.

As máquinas são incapazes de imaginação, julgamento e senso de contexto. Nisso os seres humanos se destacam. Assim, ter habilidades sociais se tornou um fator muito importante na Industria 4.0.

Mesmo pessoas em profissões puramente técnicas também precisarão mostrar maiores habilidades interpessoais, e ser capaz de negociar e lidar com os conflitos com seus colegas, gerentes, clientes e equipes.

 

#negociação #conflitos #wef #coaching #coach #huaraspragyan #vuca