Desde o advento da internet a quantidade de dados gerados por pessoas, empresas, universidades, governos, etc, tem crescido de forma exponencial. Hoje estamos gerando diariamente cerca de 2,5 Zeta bytes, zeta bytes significa quintilhões de bytes (isso é um número imenso que tem 18 zeros!)

Essa enorme quantidade de dados é chamada de Big Data. Quanto mais dados são gerados, maior é o esforço para processar e gerar informações que sejam úteis. Informações que possam impactar de forma positiva o negócio, atuação governamental, pessoas.

As informações precisam ser interpretadas para gerarem planos e ações que façam os negócios terem sucesso, para que os governos criem políticas públicas que revertam em benefício da população. É aqui que entra mais uma das habilidades listadas pelo World Economic Forum, que será muito importante em 2020. A habilidade de discernimento e tomada de decisão.

Essa é a capacidade de reunir, condensar e analisar grandes quantidades de informação, e ter interpretações criteriosas, decisões ponderadas para a resolução de problemas e que tenham um baixo custo e alto benefício.

É um sistema de verificação e equilíbrio que mantém a organização crescendo e está relacionado com as metas da empresa. Para atingir esses objetivos, geralmente, a empresa terá que enfrentar obstáculos ou dificuldades que podem surgir nas áreas administrativa, vendas, de marketing e operacional. Tais problemas são resolvidos através de um processo abrangente de tomada de decisão. Com a crescente e rápida mudança nos negócios, quando um problema é resolvido, outro surge e assim por diante, de modo que o processo de tomada de decisão é contínuo e dinâmico.

Como as empresas hoje podem acumular um grande volume de dados, se torna crescente a necessidade de ter funcionários que possam filtrar os números, encontrar insights úteis e usar o Big Data para desenvolver a estratégia e as decisões do negócio.

Essas decisões podem ser feitas por meio de um processo intuitivo ou fundamentado em dados ou através de uma combinação dos dois.

Processo Intuitivo

A intuição é usar o “pressentimento”, aquela sensação ou sentimento no corpo que trás uma certeza sobre as possíveis ações a serem realizadas.

A intuição é na verdade uma combinação de experiências passadas e seus valores pessoais. Vale a pena levar a intuição em consideração, porque reflete seu aprendizado sobre a vida.

Raciocínio

O raciocínio é usar os fatos e números à sua frente para tomar decisões. O raciocínio tem suas raízes no aqui e agora e nos fatos. Pode, no entanto, ignorar aspectos emocionais para a decisão e, em particular, questões do passado que podem afetar a maneira como a decisão é implementada.

Aplicando a Razão e a Intuição

A intuição é um meio perfeitamente aceitável de tomar uma decisão, embora seja geralmente mais apropriada quando a decisão é de natureza simples ou precisa ser feita rapidamente.

Decisões mais complicadas tendem a exigir uma abordagem mais formal e estruturada, geralmente envolvendo intuição e raciocínio. É importante ter cuidado com reações impulsivas a uma situação.

De acordo com Lynda Shaw, em seu artigo escrito para a Forbes:  “Muito pouco é feito sem que uma decisão seja tomada, por isso é vital que todos em sua equipe possam tomar decisões com rapidez e habilidade. Se você ou seu pessoal hesitarem por muito tempo, o dinheiro pode ser perdido e a moral pode despencar. Neste mundo em constante mudança, tomar decisões rapidamente nunca foi tão importante como hoje em dia”.