Uma das grandes revoluções que vem acontecendo no mundo é o uso da Inteligência Artificial em muitas das atividades do dia-a-dia. Isso está impactando diretamente o trabalho… e muitos profissionais estão preocupados com isso. Veja o que fala um recente artigo do Valor Econômico:

“Os profissionais brasileiros acreditam que as habilidades necessárias para fazer o seu trabalho vão mudar nos próximos cinco anos e que a inteligência artificial possivelmente vai substituí-los em suas tarefas, segundo pesquisa da empresa de cursos online Udemy.”

“A grande maioria não só acha que já existe uma discrepância entre as habilidades disponíveis na força de trabalho e as necessidades do mercado, como se sente pessoalmente afetada por ela.”

Quando resolvi deixar a engenharia para atuar em uma nova área, a de desenvolvimento de pessoas, percebi que precisava desenvolver novas habilidades e ter novos conhecimentos. Talvez você tenha passado por algo parecido quando foi promovido para uma nova posição dentro da empresa. Ou quando mudou de emprego e teve que se adaptar as exigências diferentes deste novo cargo.

A tecnologia está impactando diretamente a forma como as empresas estão fazendo negócios. Elas usam a tecnologia para reduzir custos e agilizar processos internos. Também estão criando um contato direto com seus consumidores, pois estes acessam informações sobre o produto com muita facilidade, têm o poder de escolha e estão cada vez mais exigentes.

Para sobreviver neste novo mundo dos negócios, é essencial que você, como colaborador da empresa, se mantenha atualizado. Ao buscar novos conhecimentos, já que tudo muda constantemente, e ser proativo ao desenvolver novas competências que são úteis para o negócio.

Segundo este mesmo artigo do Valor Econômico:

“A percepção de que precisam se reinventar na carreira é acelerada pelo receio de que a tecnologia poderá tornar sua formação obsoleta em um futuro próximo. Para mais de 90%, as habilidades necessárias para fazer o seu trabalho vão mudar nos próximos cinco anos, e 61% acreditam que sua função poderá ser automatizada nesse mesmo período de tempo”.

Uma das formas de você se reinvertar em sua carreira é ter uma atitude de “eterno aprendiz”. Estar disposto a abandonar conhecimentos e crenças ultrapassadas e manter uma postura de aprendizado constante.

A leitura é uma das estratégias mais utilizadas para você receber e aprender novas informações. Mas será que a forma como você lê e aprende também não está obsoleta e necessite de um upgrade?

Eu posso lhe ajudar através do Método de Leitura 2.0 – A Evolução da Leitura. Onde ensino você a usar a leitura de uma maneira mais focada, e aprender e absorver as informações do material escrito de uma forma mais eficiente, prática e em menos tempo.

Expandir a forma como você usa a leitura facilitará a sua adaptação a este novo mundo de muitas mudanças, onde aprender de forma rápida e estar atualizado poderá fazer a diferença entre ter ou não um emprego.

Para saber mais sobre este método, clique aqui.  

Leia o artigo do Valor Econômico na integra acessando o link ao clicar aqui.