Estou focado ou estou concentrado? Essa é uma dúvida que percebo que muitas pessoas têm.

Bem, em primeiro lugar é necessário entender que são habilidades diferentes e, em segundo lugar, são habilidades conectadas. É muito importante você saber a diferença entre elas para você saber quando você precisa ter foco e quando precisa ter concentração

Concentração é um Estado

Mulher lendo atentamente um livro
Imagem de PourquoiPas por Pixabay

É um estado mente-corpo, a forma como você pensa e direciona a sua atenção e como isso impacta a sua neurologia e sua fisiologia, seu corpo. Você sente que está concentrado. Você consegue sentir que está concentrado.

É o resultado de como você direciona a sua atenção em uma certa atividade por um período contínuo e consistente de tempo. Pode ser qualquer atividade, como ler, dirigir, realizar uma atividades profissional, cozinhar, jogar um game no computador, etc.

Como você deve saber, vivemos em um mundo de muitos estímulos e estamos perdendo a capacidade de ficar concentrado. Segundo um estudo realizado pela Microsoft, a capacidade média de atenção de um peixinho dourado é de nove segundos. Mas segundo este mesmo estudo as pessoas hoje geralmente perdem a concentração depois de oito segundos!

Em um momento você está lendo e logo já começa a pensar em outras coisas… pronto, a concentração foi embora.

Multi-Tarefa x Concentração

Muitas pessoas acham que podem alterar sua concentração entre várias coisas ao mesmo tempo, ser um multi tarefa. Ler um livro e ao mesmo tempo ficar respondendo mensagens no WhatsApp. Ou ficar pular de uma atividade para outra, em poucos minutos.

Os cientistas já comprovaram que isso é totalmente ineficiente, pois atenção somente temos uma e ao dividir a sua atenção com várias atividades diferentes leva você a não ficar concentrado em nenhuma das atividades.

Uma outra coisa importante é que concentração não é instantânea, ou seja, no momento que você começa a fazer algo, ela não surge na hora. Mas a concentração é algo que vai crescendo durante a atividade. Você começa a estudar e no início não está tão concentrado assim. Mas persiste e com um tempo a concentração vem.

Mas se fica mudando de atividade a todo instante, não dá tempo para a sua concentração se apresentar e se fortalecer.

Foco

Você

É aqui que entra o segundo tópico desse video. Foco

Foco é a atenção seletiva, quando você orienta a sua atenção para um determinado alvo”. ou seja, o foco é consequência do seu objetivo. O que deseja alcançar com a atividade que está realizando, seja ela, leitura, estudo, criando um curso online, etc.

Por exemplo, você está estudando e começa a ter dúvidas sobre a matéria. Use as dúvidas como o seu objetivo, foque em ter as respostas para essas dúvidas. Esqueça a sequência da matéria, o importante é você achar as respostas.

Ter foco é você ir atrás das informações que irão lhe ajudar a realizar o seu objetivo. O objetivo pode ser as suas dúvidas ou questionamentos que tem sobre um certo assunto, pode ser “como fazer uma certa atividade em menos tempo”. Descobrir o passo a passo.

Qual a Relação entre Foco e Concentração?

Homem com a mão no queixo em dúvida
Imagem de Tumisu por Pixabay

Quando você tem um foco claro, a concentração acontece. Ela é um subproduto do foco. Você consegue ficar concentrado no assunto de interesse.

Mas o contrário não é verdadeiro. Pois você pode estar concentrado em uma atividade, por exemplo, lendo um certo assunto, mas sem foco. Ou seja, está lendo algo que no final não lhe traz nenhum benefício prático. Pois não está alinhado com nenhum objetivo ou necessidade.

 

Para saber mais como ter mais foco no seus estudos ou atividade profissional, entre em contato comigo por email ou WhatsApp.

Nos vemos no próximo vídeo.