Por que será que muitas pessoas não conseguem ficar focadas no estudo ou na sua atividade profissional? Por acaso elas têm Déficit de Atenção ou sofre de hiperatividade?

Quando está estudando ou trabalhando você tem dificuldade em manter o seu foco? Acha que os eventos externos como barulho, conversas de outras pessoas, música são a causa da sua distração e falta de foco?

Sinto lhe dizer mas na grande maioria das situações o problema não é externo… mas interno. Na verdade muitas vezes você acaba se distraindo com os seus próprios pensamentos. Ou seja, a pessoa não consegue manter a atenção no que está estudando, lendo, fazendo ou no trabalho que deve realizar.

No meu vídeo anterior, Por Que Precisamos Ter Foco, eu comentei que vivemos em um mundo de inúmeras distrações externas, porém o que realmente nos distrai são os nossos pensamentos. Talvez você começa a estudar ou a ler e logo depois, em poucos minutos, outros pensamentos, diferentes do que está fazendo, acabam surgindo e aí você embarca em uma viagem e vai embora.

Talvez fique pensando o que vai fazer no final de semana, na nova série da Netflix, na política, na pandemia… Um pensamento atrás do outro… e novas viagens. E quando se dá conta minutos ou horas preciosas se passaram e já nem lembra mais o que estava estudando ou fazendo.

Ter foco é essencial para você aprender mais, estudar melhor e ser mais produtivo em seu trabalho. Então como não se distrair mais com os seu próprios pensamentos?

Tenho 3 dicas para lhe dar:

1. tenha objetivos claros
2. Atenção interna
3. Entenda que o aprendizado é uma construção

1. Objetivo Claro

Você

O que realmente deseja conseguir? O que realmente te motiva? Te faz levantar da cama todos os dias?
Muitas pessoas confundem o meio com o fim. Por exemplo: um estudante pode achar que o objetivo é passar na prova. Mas isso é o meio, não o fim. O fim é estar melhor preparado para o mercado de trabalho, conseguir um bom emprego.

Ou talvez no trabalho, a pessoa acha que o objetivo é desenvolver um projeto bem feito, esse é o meio e não o fim. O fim é ter reconhecimento, ser promovido, crescer na profissão.

O fim, ou o objetivo de longo prazo é o resultado de várias pequenas atividades, de pequenas realizações. São as metas intermediárias que juntas fazem você chegar mais rapidamente na realização do objetivo.

2. Atenção Interna

Mente tranquila, atenção interna

Ter consciência de seus pensamentos. Perceba se eles estão te ajudando a focar na atividade que vai te levar a realizar o seu objetivo. Ou são pensamentos que te levam a ficar assistindo vídeos no Youtube ou Netflix, de fazer várias outras atividades que não estão relacionadas ao que deseja realizar?

Há também os pensamentos mais sutis, que são as desculpas que você se dá para não fazer o que precisa fazer. Como ficar se falando, depois eu faço, começo na segunda, ah só mais 5 minutos que logo já faço o que tenho que fazer.

E tem também os comentários negativos que você faz sobre si mesmo, como não sou bom o suficiente, não sei aprender, mas isso é tão chato, por que eu preciso disso?

Lembre-se:

  • pensamentos geram as suas emoções,
  • as suas emoções criam o seu estado interno, de estar ou não aberto a fazer o que precisa,
  • a partir desse estado, você toma as suas decisões
  • e das decisões vem as suas ações

Por isso é fundamental você saber olhar para dentro de si mesmo. Pois o maior inimigo do foco são os nosso próprios pensamentos.

3. O Aprendizado É Uma Construção

O aprendizado acontece passo a passo

Não existe mágica. Achar que vai ler um livro uma vez e vai saber tudo. Assistir a aula e vai saber tudo. Não funciona assim.

O aprendizado é uma construção, uma construção de redes neurais em nosso cérebro. Assim você vai precisar estimular mais o seu cérebro para criar e fortalecer essas redes neurais. Vai ler, vai tirar dúvidas, vai ensinar para outras pessoas, vai fazer anotações com as suas próprias palavras, etc.

E no seu trabalho vai também estar aberto a ouvir a opinião dos outros, do seu chefe, buscar outras fontes de informação para desenvolver melhor o seu trabalho.

Quem sabe manter o foco, aprende mais, pensa melhor e é bem sucedido.

Para saber mais como ter mais foco no seus estudos ou atividade profissional, entre em contato comigo por email ou pelo WhatsApp 11 93244-6655.