Eu sou o coach Huáras Duarte e hoje eu vou te mostrar a como Pensar Fora da Caixa, de usar a sua imaginação para ter soluções diferentes para seus problemas. Para descobrir saídas para situações onde se sente emperrado, preso e limitado.

Então já se inscreve no meu canal porque toda semana crio vídeos como esse sobre Desenvolvimento Humano e também sobre Dicas de Aprendizagem Acelerada.

Você já se sentiu preso e sem perspectivas em certas situações de sua vida? Quando um problema ou dificuldade parecia tão grande que você simplesmente não sabia o que fazer? Não havia uma luz no final do túnel?

Dando continuidade a série de vídeos sobre #Autoliderança – Empodere-se Pelo Poder do #Foco, hoje vou apresentar um dos padrões que utilizamos no segundo dia do curso. Este curso visa criar o seu estado de gênio, de genialidade, onde você está totalmente focado e engajado em uma atividade de interesse.

No vídeo anterior comentei que no primeiro dia limpamos os obstáculos ao seu estado de foco. No segundo dia, que é o assunto deste vídeo, trabalhamos recursos para facilitar a criação deste estado.

Um dos recursos ensinados e que vou mostrar aqui e fazer um exercício com você é o recurso da criatividade. De usar a sua imaginação para descobrir novas soluções para um problema que você acha que não tem solução.

Você já deve ter ouvido a seguinte frase de Albert Einstein “O tipo de pensamento que criou o problema não pode solucionar o problema. Você precisa um tipo de pensamento diferente para solucionar o problema.”

O que Einstein está falando é que a vida nos trás desafios diários e, as vezes, ficamos preso em um outro desses desafios ou problemas. Segundo ele o fato de você não ter uma solução para o problema está no tipo de pensamento que está usando para lidar com o problema. O seu pensamento é limitante… e a solução está além desta forma de pensar. Você precisa pensar de uma forma diferente. Precisa Pensar Fora da Caixa.

Aqui que entra a imaginação. Algo que as crianças têm de sobra e os adultos têm de menos. Psicologicamente o que a imaginação permite e facilita dentro de nós é a criação de novas possibilidades de sermos capazes de sair da nossa forma habitual e limitada de pensar, e começar a imaginar todos os tipos de novas possibilidades.

Para lhe ajudar a desenvolver esse recurso em você, de pensar de forma diferente, vou usar com você a chamada Pergunta do Milagre, um processo criado pelo psicólogo Steve de Shazer, da chamada Terapia Breve.

Para que você possa tirar o máximo de proveito deste padrão, é muito importante que você deixe a sua mente vagar, de imaginar o impossível. De voltar a ser criança. Tudo bem?

Tenha papel e caneta à mão. Faça um risco no meio da folha, dividindo-a em duas colunas, ANTES e DEPOIS. Pause o vídeo quando for escrever algo na folha. Lembre-se, esse padrão NÃO MUDA a situação externa. O problema em si.

Mas permite você pensar de uma outra forma que traga a solução para a dificuldade que está passando. De ver outras facetas do problema e descobrir novas soluções. Certo!

Para fazer esse padrão você deve estar sentado. Vamos começar?

Espero que esse padrão tenha lhe ajudado a ter uma forma de pensar mais ampla, diferente e com mais possibilidades. E que essas novas ideias possam solucionar a situação que antes era um problema.

Compartilhe aqui com a gente como foi fazer esse exercício. E se você ainda tem alguma dúvida, ou tem alguma sugestão para os próximos vídeos, deixe os seus comentários aqui embaixo do vídeo, não se esqueça de se inscrever no canal e também deixar o seu like (joinha) aqui nesse vídeo…

Então é isso um grande abraço e no próximo vídeo vou falar sobre o terceiro dia do curso de Autoliderança. Sobre a construção do estado de foco. Um forte abraço