Por que precisamos de foco?

Foco é essencial para se ter uma boa memória, aprender mais, pensar melhor, resolver problemas, tomar melhores decisões.

Sem o foco correto, a pessoa não será capaz de estudar ou trabalhar de forma adequada. Porque foco é o elemento fundamental para alguém ser capaz de realizar bem o seu trabalho ou aprender o que deseja.

Lembre-se, vivemos em um mundo da tecnologia e do conhecimento… mas esqueceram de adicionar que este mundo também é o mundo das distrações.

Hoje em dia a grande maioria das pessoas perde sua atenção com: telefonemas, mídia social, aplicativos, vídeos do Netflix, com conversas informais com seus colegas de trabalho, com as notificações constantes de e-mail e mensagens do WhatsApp.

Atualmente é muito fácil encontrar distrações, Pois sabemos muito bem que vivemos em um mundo complexo e de muitos estímulos, de muitas coisas interessantes brigando entre si pelo nossa atenção.

Fica a pergunta como manter o foco neste mundo perturbador de hoje?

Bem, o que é necessário para se ter foco? Pelo menos 2 elementos precisam estar presentes:
– Objetivo de longo prazo
– Feedback constante

1. Objetivo de Longo Prazo

O objetivo de longo prazo é o que você deseja alcançar. Por exemplo: Uma promoção, fazer uma ótima apresentação na empresa, ter um cargo público, terminar sua tese de mestrado ou doutorado, Você precisa ter clareza do que deseja conseguir.

O seu objetivo precisa ser específico, pois esse é o seu norte.

É aonde você deseja chegar, no seu trabalho ou nos seus estudos. É o resultado que deseja alcançar através dos seus esforços feitos hoje. É o que vai definir quais as ações que irá fazer hoje.

Para saber mais como definir melhor o seu objetivo, veja o meu vídeo “Como Ter Metas e Objetivos Claros”. O acesso estará no final deste vídeo. E deixarei também o link aqui embaixo.

2. Feedback Constante

Vamos ver agora o segundo elemento, feedback constante.

Feedback constante é você verificar, regularmente, “isso que estou fazendo agora vai me levar mais perto do meu objetivo?”

A atividade que estou fazendo agora, como ler esse livro, fazer um exercício, pesquisar na internet, assistindo a uma séria nova no Netflix, etc

O que estou fazendo agora está me ajudando a dar mais um passo em direção a realização do meu objetivo? Se a resposta for sim, continue.

Se a resposta for não. Pare o que está fazendo e foque no que precisa fazer para realizar o seu objetivo.

A realização de um objetivo é como uma construção, onde os tijolos da construção são as suas ações diárias. O que você está fazendo hoje precisa estar alinhado com o que deseja conseguir no futuro.

Conclusão

Como falei antes, há muitos distrações para tirar você do seu foco, por isso é importante você constantemente ficar verificando se está se perdendo nessas distrações ou se está realmente fazendo o que precisa para alcançar o que deseja.

Com essas duas dicas simples você vai ter mais foco e chegar onde deseja chegar

Assista ao video sobre “Como Ter Metas e Objetivos Claros – Meta SMART

Para saber mais como ter mais FOCO na atividade de seu interesse, entre em contato comigo. Eu posso lhe ajudar a desenvolver o seu FOCO.