Quer saber qual a técnica que vai lhe ajudar a aprender qualquer coisa?

Aprender Tudo Rapido
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Sinto-lhe dizer, mas não existe uma bala de prata no aprendizado, ou seja, uma técnica que se você usar vai aprender tudo que desejar.

Esse é o maior erro que alguém pode cometer ao começar estudar ou aprender uma nova informação para a sua atividade profissional.

Como eu comentei no meu vídeo anterior, sobre o hábito da aprendizagem,

Aprender não é apenas ter mais conhecimento ou informação, mas aprender é uma mudança na forma de pensar e agir. De ampliar a sua percepção sobre um assunto ou situação. Basicamente é sair da sua zona de conforto e expandir seus horizontes.

Essa mudança acontece quando os neurônios de seu cérebro criam novas conexões neurais, e consequentemente, formando novas redes neurais. Uma rede neural é um conjunto de neurônios que funcionam em harmonia para você realizar uma certa atividade.

circuitos neurais

Por exemplo: dirigir. No inicio havia insegurança quando você pegou o carro pela primeira vez. Muitas coisas para se preocupar, espelho retrovisor, mudança de marcha, velocidade, pedestres, sinais de trânsito, etc.

Mas com o tempo e a prática o dirigir foi se tornando um hábito, uma habilidade inconsciente. E que você hoje, muito provavelmente, faz sem pensar. Você criou em seu cérebro uma rede neural para poder dirigir que é disparada automaticamente sempre que entra dentro do seu carro.

O mesmo se aplica a conhecimentos, seja na sua área de atuação profissional ou nos seus estudos. É ter facilidade de entender um certo assunto, a sua aplicação e conexão que outros temas.

Como Aprender e Tornar Uma Habilidade Permanente

1. Estimular o cérebro através dos seus sentidos
2. Constância e repetição, revisitar a informação várias vezes. De preferência de formas diferentes.
3. Colocar em prática, aplicar em sua vida ou situação a informação que quer aprender.

Neste vídeo vou focar no primeiro item, estimular o cérebro, apresentando algumas técnicas diferentes de como para criar as redes neurais permanentes, os seus aprendizados.

Lógico que você também vai precisar voltar para a informação várias vezes e colocá-la em prática.

Técnicas de Aprendizagem.

A lista a seguir não é definitiva ou completa, vou apenas abordar aquelas mais usuais.

1. Leitura. Mas aqui não estou falando da leitura tradicional, de ter que ler tudo. Do inicio ao fim, sempre de uma forma sequencial. Ela não funciona bem em um contexto de muita informação e pouco tempo. Que é o que estamos vivendo hoje.

Você deve usar a leitura de uma forma mais moderna, adaptada ao contexto de hoje. É aqui que entra o método de Leitura 4.0 | Fotoleitura.

Que é ler de forma focada e seletiva. Lendo apenas o que precisa para entender o que deseja. E também estimulando o processamento inconsciente através da Fotoleitura.

Você pode saber mais sobre esse método visitando a página do método ao clicar aqui.

2. Anotar – você deve colocar com suas próprias palavras o que está entendendo do assunto que está estudando ou querendo saber mais. aliar a anotação (não a cópia) com a leitura torna o estímulo mais forte. Fica mais fácil de lembrar e entender.

Pessoalmente eu recomendo usar a técnica de Mapa Mental, que é uma anotação com o uso de cores, palavras e desenhos. Falarei sobre isso em um outro vídeo.

3. Explicar ou ensinar o assunto para uma outra pessoa. Quando você explica o que está entendendo sobre um certo assunto, você está “forçando” o seu cérebro a organizar a informação que está em sua cabeça.

Muitas vezes quando estamos estudando temos a sensação de saber, uma experiência cinestésica que interpretamos como entendimento. Isso é ótimo, mas muitas vezes é uma experiência que dá uma falsa percepção de aprendizado.

Quando você explica o assunto para outra pessoa o cérebro precisa traduzir esse entendimento em palavras, colocar em uma sequência, para que aquilo que está falando faça sentido ao outro.

Mas nesse momento você também está tendo um entendimento melhor do que sabe. Começa a ficar mais claro o que está faltando, o que, na verdade, não entendeu totalmente. As peças que faltam para completar o quebra-cabeça do entendimento.

Aí você poderá voltar a informação e buscar aqueles elementos que ainda estão faltando para você realmente dizer que está entendendo.

E você, quais técnicas você usa para estudar e aprender? Escreva aqui nos comentários.

Para saber mais como ter mais foco, se desenvolver e aprender mais, tanto no estudos ou na atividade profissional, entre em contato comigo pelo Instagram ou WhatsApp.

Nos vemos no próximo vídeo.