Quer aprender mais rapidamente? Então você tem que desenvolver o hábito da aprendizagem.

Estante Cheia de Livros
Imagem de ElasticComputeFarm por Pixabay

Ter o hábito de aprender constantemente é um dos pilares para se ter uma postura de desenvolvimento contínuo, de ser um Lifelong Learner, um eterno aprendiz.

Aprender não é apenas ter mais conhecimento ou informação, mas aprender é uma mudança na forma de pensar e agir. De ampliar a sua percepção sobre um assunto ou situação. Basicamente é sair da sua zona de conforto e expandir seus horizontes.

Para isso você precisa estar constantemente estimulando o seu cérebro com novas informações e experiências. Você precisa fazer do aprendizado parte da sua rotina.

5 Dicas para Criar uma Rotina de Aprendizado

  1. Leia muito.

Por exemplo: Bill Gates lê cerca de 50 livros por ano. Mark Zuckerberg costuma ler 1 livro a cada suas semanas. E Elon Musk cresceu lendo 2 livros por dia!

A melhor forma de obter informações mais profundas e detalhadas sobre um assunto é através da leitura de livros. Leia mais!

2. Seja Curioso.

Esse é o motor da aprendizagem. você se torna aberto a novas ideias e consegue fazer conexões entre diferentes conceitos e ouvir argumentos de quem pensa diferente de você.

Leia livros que não são de sua área de atuação, participe de cursos, congressos e outros eventos onde poderá se encontrar com pessoas diferentes, com visões diferentes.

3. Colaboração e Respeito a Diversidade.

Uma das melhores formas de aprender é através da interação com outras pessoas. A experiência do outro pode te ajudar a ter novas ideias e um olhar diferente sobre as situações e problemas que possa estar enfrentando.

Segundo um estudo realizado na Leeds School of Business times de investimentos de risco composto por especialistas que estudaram na mesma universidade, ou seja, com uma forma de pensar parecida tem 18% menos sucesso que os times onde há maior diversidade dos seus especialistas. ou seja, de pessoas com formas de pensar diferentes.

A diversidade das experiências, pontos de vista e opiniões ajuda a nos dar uma melhor visão de uma situação e tomar melhores decisões.

4. Perseverança.

Sentir-se incomodado faz parte do aprendizado. Há momentos onde você se sente confuso, acha que as informações não estão fazendo sentido, que não está entendendo.

Isso é apenas uma fase no processo de aprender. Isso acontece porque as informações ainda estão dispersas em sua mente. Nesse momento é necessário perseverar para dar o tempo que o cérebro precisa para fazer as conexões entre as várias informações e conceitos.

Assim você chega mais rapidamente ao famoso Ahá, quando a ficha cai, quando as coisas começam a fazer sentido para você, quando as informações começam a se encaixar.

5. Resiliência Emocional.

Como falei no item anterior, sentir-se incomodado faz parte do processo de aprendizagem. E o maior incômodo, que muitos sentem, aparece quando um erro acontece. Aquilo que você achava que estava estava certo, na verdade está errado.

Temos muita dificuldade de lidar com o erro. Isso acontece por vários motivos, como o nosso sistema educacional, familiar, empresarial ou da nossa sociedade onde errar é frequentemente mal visto. É um sinal de fraqueza, de baixa inteligência.

Ter resiliência emocional é saber lidar com essa experiência, que muitos consideram negativa, sentindo-se incomodado por não estar certo.

É necessário usar isso como um motivador para seguir em frente. Entender que o erro é apenas um feedback, um indicativo que você ainda não conseguiu toda a informação que precisa. Que precisa se esforçar um pouco mais. É apenas isso.

E você? Quais desses hábitos você precisa desenvolver. Deixe aqui o seu comentário.

Então como eu falei no meu vídeo da semana passada, para se ter uma postura de desenvolvimento contínuo ou ser um Lifelong Learner, você precisa ter.

1. Mentalidade de Crescimento, que foi o assunto do último vídeo.
2. Hábito de aprendizagem, que foi assunto desse vídeo.
3. Técnicas de aprendizagem, que irei falar no meu próximo vídeo.

Para saber mais como ter mais foco, se desenvolver e aprender mais, tanto nos estudos ou na atividade profissional, entre em contato comigo pelo Instagram ou WhatsApp.

Nos vemos no próximo vídeo.