O Que É Flexibilidade Cognitiva

Flexibilidade Cognitiva é capacidade de se manter atualizado e ser flexível para aprender informações novas e de diferentes áreas.

O nosso sistema educacional e forma de pensar está baseado na criação de hábitos. Pela repetição aprendemos procedimentos, rotinas e a pensar sempre de uma certa maneira. Para solucionar um problema X temos uma rotina Y para chegar na solução.

Porém, o mundo de hoje está trazendo novos problemas onde diferentes soluções precisam ser criadas. Isso exige uma nova forma de pensar, de sair da zona de conforto. Os problemas antigos já não podem ser mais resolvidos por soluções padronizadas e antigas.

Temos que ser ágeis e adaptáveis às consequências imprevisíveis da ruptura que está acontecendo no mundo dos negócios e na sociedade. Temos que aprender habilidades e novas mentalidades de acordo com a necessidade que acabou de surgir e, ao mesmo tempo, deixar de lado aquelas que não são mais necessárias.

A frase de Alvim Toffler nunca esteve tão atual neste mundo VUCA.

“Os analfabetos do século 21 não serão aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles não sabem aprender, desaprender e reaprender.”

Características

A FLEXIBILIDADE COGNITIVA tem como característica o aprendizado constante. Temos que ser eternos aprendizes. A data de validade de uma informação é de cerca de 5 anos, assim o que se sabia antes precisa ser deixado de lado e algo totalmente novo precisa ser aprendido.

Não dá mais para ser um especialista em apenas uma área. É necessário ter bons conhecimentos de outras áreas. Se você é da área de exatas, por exemplo, também precisará saber mais sobre a área de humanas.

O quanto você está aberto as novas informações e soluções? Você tem o hábito de ler? Costuma fazer cursos ou workshops para se manter atualizado? Conhece como funciona as outras áreas da empresa que trabalha?

Conheça um dos trabalhos que faço que ajuda a trazer maior flexibilidade na leitura e torná-la em uma ferramenta eficaz para acelerar o aprendizado.

*******************************************************
Conheça os treinamentos e mentorias que ofereço:

👉 Cursos Presenciais:
🔹 Leitura 4.0 | Fotoleitura

🔹 Autoliderança – Acessando o Estado de Flow

👉 Cursos Online:
🔹 Leitura 4.0 | Fotoleitura
🔹 Aprendizado Inovador
🔹 Desenvolver a Concentração
🔹 Maestria na Realização de Objetivos

👉 Mentorias – encontros individuais para desenvolver habilidades específicas
🔹 Aprendizagem Acelerada e Estudos
🔹 Foco de Raio Laser
🔹 Desenvolvimento de Soft Skills
🔹 Inteligência Emocional

🔴 Visite a página: https://huarasduarte.com.br/mentoria
🔴 Para Mais Informações: Fale comigo pelo WhatsApp: http://bit.ly/HuarasDuarte