A civilização humana passou por profundas transformações devidos a vários avanços tecnológicos que resultaram em mudanças sociais, econômicas e políticas. Esses marcos são conhecidos como Revolução Industrial.

A primeira revolução aconteceu entre os séculos 18 e 19. Com a criação da máquina a vapor as indústrias têxtil e siderúrgica tiveram uma grande transformação. Isso transformou a sociedade, que era basicamente rural, em uma sociedade urbana e industrial.

A segunda revolução industrial aconteceu entre os anos de 1870 e 1914. Com um rápido crescimento das industrias, principalmente devido ao uso da eletricidade, que permitiu a produção em massa. E o aparecimento do telefone e do motor de combustão interna.

A terceira revolução industrial começou em 1980 (e segue até hoje), conhecida também como Revolução Digital. Com uma mudança de dispositivos analógicos e mecânicos para a tecnologia digital. Os maiores avanças deste período são o computador pessoal e a internet.

A quarta revolução industrial é uma evolução da terceira. Com uma fusão de várias tecnologias, como física, digital e biológica. Onde as fronteiras que separavam estas tecnologias se tornam mais difusas, como: robótica, inteligência artificial, nanotecnologia, computação quântica, biotecnologia, Internet das Coisas (IoT), tecnologia 5G, impressora 3D, veículos autônomos.

A maior integração dessas diferentes tecnologias está trazendo mudanças e rupturas na forma como as empresas e negócios são geridos. Na forma como os governos funcionam e mesmo na nossa identidade como seres humanos.

As empresas precisarão lidar com consumidores mais bem informados e com novas expectativas de consumo. Haverá uma necessidade crescente de trazer inovação e melhorias em seus produtos.

As novas tecnologias permitirão aos cidadãos a interagirem de forma mais rápida com a administração governamental. A terem um maior controle sobre o que o governo está fazendo e como está gerindo o dinheiro público.

Por um outro lado, esses avanços também irão impactar a nossa identidade. Como tudo estará conectado a percepção de privacidade e de propriedade irá mudar. A noção de trabalho e emprego passará por uma grande transformação. Será necessário investir no aprendizado permanente e estar aberto a ter uma nova mentalidade.

A Quarta Revolução Industrial trás novos desafios e oportunidades. Poderemos nos beneficiar de uma melhor qualidade de vida, não só para alguns, mas para toda a população do planeta. Com menores custos de produção e distribuição, haverá maior crescimento econômico e melhor distribuição de renda. Com a melhoria do capital humano, o talento se tornará o fator crítico da produção.

Por um outro lado, precisamos ficar atentos a alguns perigos e desafios. A substituição de trabalhadores por máquinas poderá criar um mercado de trabalho mais segregado. Aumentando ainda mais a desigualdade. Termos apenas duas categorias de profissionais: um de baixa habilidade e baixo salário (low-skill/low-pay) e outro de alta habilidade e alto salário (high-skill/high-pay).

Todos nós (governos, empresas e população) somos responsáveis por direcionar os resultados desta Quarta Revolução Industrial. De controlá-la para que todos possam ser beneficiados pelas novas tecnologias.

Segundo Klaus Schwab, fundador e presidente executivo do Fórum Econômico Mundial: “Precisamos moldar um futuro que funcione para todos nós, colocando as pessoas em primeiro lugar e empoderando-as.”

Huáras Pragyan
Brain and Mindset Coach

#quartareviluçãoindustrial #novasformasdepensar#novasformasdeaprender #klausschwab #forumeconômicomundial
#huaraspragyan