Segundo o estudo The Future of Jobs (o Futuro dos Empregos) realizado pelo Fórum Econômico Mundial, até 2020 cerca de 5 milhões de empregos serão substituídos por máquinas autônomas. E este número poderá aumentar ainda mais.

Atividades profissionais como trabalho administrativo, manufatura e até assuntos ligados ao direito serão impactados, ou até mesmo substituídos pela Inteligência Artificial (IA).

Isso é resultado do que está sendo chamado de a Quarta Revolução Industrial, onde o surgimento de novas tecnologias (como inteligência artificial, Internet das Coisas, veículos autônomos, nanotecnologia, computação quântica, entre outras). Está criando uma explosão de novos campos e novos mercados.

Isso exigirá um novo conjunto de habilidades para o emprego. Cada vez mais os robôs inteligentes assumirão alguns trabalhos, e atividades que não existiam antes serão solicitadas.

Segue a lista das 10 habilidades necessárias, para 2020, para que o indivíduo possa prosperar e ser mais produtivo

  1. Solução de Problemas Complexos: a capacidade de ver as relações entre as várias atividades e ter soluções criativas para os problemas complexos.
  2. Pensamento Crítico: transformar dados em interpretações criativas.
  3. Criatividade: ter a habilidade de lidar com a aleatoriedade e criar algo de ideias diferentes.
  4. Gerenciamento de Pessoas: os robôs podem adquirir habilidades analíticas e matemáticas, mas não conseguem substituir a capacidade de liderança e relacionamento com pessoas.
  5. Trabalhar com Outras Pessoas: habilidades de trabalhar em equipe, de colaboração e saber se comunicar.
  6. Inteligência Emocional: empatia e curiosidade.
  7. Discernimento e Tomada de Decisão: saber condensar e interpretar uma vasta quantidade de dados, para ter interpretações inteligentes.
  8. Orientação ao Serviço: oferecer valor aos clientes.
  9. Negociação: saber negociar em situações de ganha-ganha.
  10. Flexibilidade Cognitiva: habilidade de se manter atualizado e ser flexível para aprender informações de diferentes áreas.

A chegada da quarta revolução industrial vai transformar muitos setores e acabar com muitos empregos. É muito importante desenvolvermos de forma constante as chamadas “habilidades humanas”, pois são elas que farão a diferença entre estar ou não empregado.

Você está preparado para 2020?

#quartarevoluçãoindustrial #inteligênciaemocional #aprendizado #aprendizagem #inteligênciaartificial #futurodoemprego #pensamentocritico #criatividade