Vivemos em um mundo considerado VUCA (do inglês: volátil, incerto, complexo e ambíguo). Um mundo que está passando por mudanças rápidas devido as novas tecnologias e a inteligência artificial (IA). Em função disso muitos empregos deixarão de existir ou mudarão radicalmente. Por um outro lado, novos empregos surgirão que exigirão novas habilidades e competências.

O relatório do World Economic Forum, The Future of Jobs, de janeiro de 2016, listou 10 habilidades que estarão em alta em 2020 no mercado de trabalho.

Nos meus próximos artigos vou comentar sobre cada uma dessas habilidades. Hoje vou falar sobre FLEXIBILIDADE COGNITIVA.

Flexibilidade Cognitiva é capacidade de se manter atualizado e ser flexível para aprender informações novas e de diferentes áreas.

O nosso sistema educacional e forma de pensar está baseado na criação de hábitos. Pela repetição aprendemos procedimentos, rotinas e a pensar sempre de uma certa maneira. Para solucionar um problema X temos uma rotina Y para chegar na solução.

Porém, o mundo de hoje está trazendo novos problemas onde diferentes soluções precisam ser criadas. Isso exige uma nova forma de pensar, de sair da zona de conforto. Os problemas antigos já não podem ser mais resolvidos por soluções padronizadas e antigas.

Temos que ser ágeis e adaptáveis às consequências imprevisíveis da ruptura que está acontecendo no mundo dos negócios e na sociedade. Temos que aprender habilidades e novas mentalidades de acordo com a necessidade que acabou de surgir e, ao mesmo tempo, deixar de lado aquelas que não são mais necessárias.

A frase de Alvim Toffler nunca esteve tão atual neste mundo VUCA.

“Os analfabetos do século 21 não serão aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles não sabem aprender, desaprender e reaprender.”

A FLEXIBILIDADE COGNITIVA tem como característica o aprendizado constante. Temos que ser eternos aprendizes. A data de validade de uma informação é de cerca de 5 anos, assim o que se sabia antes precisa ser deixado de lado e algo totalmente novo precisa ser aprendido.

Não dá mais para ser um especialista em apenas uma área. É necessário ter bons conhecimentos de outras áreas. Se você é da área de exatas, por exemplo, também precisará saber mais sobre a área de humanas.

O quanto você está aberto as novas informações e soluções? Você tem o hábito de ler? Costuma fazer cursos ou workshops para se manter atualizado? Conhece como funciona as outras áreas da empresa que trabalha?

Conheça um dos trabalhos que faço que flexibiliza a leitura, tornando-a em uma ferramenta eficaz para acelerar o aprendizado.
https://huarasduarte.com.br/leitura-fotoleitura/

Abraços,

Huáras Duarte

 

#vuca #flexibilidadecognitiva #aprendizagemacelerada #aprendermais #fotoleitura #hiperaprendizagem #learning #huaraspragyan